Tem se tornado cada vez mais recorrente o
número de processos judiciais movidos contra cirurgiões-dentistas. Diante
disso, é sempre importante se precaver a fim de evitar problemas com seus
pacientes.
Nessas horas, um bom profissional vai saber tomar alguns cuidados para que
todos os procedimentos realizados ocorram bem.
Nesse artigo vamos mostrar algumas das maiores causas que levam as pessoas a
procurar os seus direitos através da justiça. Saiba como se proteger!
Principais causas de processos judiciais na odontologia
Existem diversas razões que culminam em ações judiciais contra
cirurgiões-dentistas. Dentro dessa lista, os mais comuns são motivados pelo não
cumprimento, ou falhas, em protocolos clínicos.
Isso significa que o profissional, ou a clínica, foi imprudente, agiu com falta
de ética ou até mesmo ocorreu algum erro
médico durante os procedimentos.
Entre as principais alegações de práticas que mais resultam em processos estão:
- Falta de informação – pode não parecer, mas muitos profissionais comem o erro de não passar todas as informações para o paciente. Isso inclui as opções de tratamentos, como será o procedimento, quais são os riscos, os cuidados necessários antes, durante e pós. Essa falha pode dar abertura para o cliente mover uma ação.
- Erros médicos – as falhas em tratamentos ou procedimentos também lideram a lista de processos. Muitas delas são decorrentes de danos ou lesões.
- Diagnóstico equivocado – alguns pacientes costumam alegar que o cirurgião-dentista fez uma avaliação incorreta.
Como se proteger
Lidar com a gestão de risco pode ser algo desafiador, porém é necessário. Se
prevenir sempre será a melhor solução para evitar os tão indesejados processos
judiciais. Veja algumas dicas:
- Seja claro – dê todas as informações necessárias para o paciente antes de iniciar o tratamento. Garanta que ele entendeu tudo que será feito, os riscos, os cuidados necessários. Pergunte se ele tem ainda alguma dúvida a respeito. Só realize o procedimento depois que tiver a certeza que está tudo claro para ele.
- Termo de consentimento – depois de esclarecer tudo sobre o tratamento/procedimento, coloque tudo especificado em um termo e peça para que o paciente assine declarando que está ciente e de acordo.
- Protocolos - pode não parecer, mas o cancelamento ou a não aparição em consultas pode resultar em problemas de saúde para o paciente. Se ele estiver mal-intencionado, poderá alegar negligência. Por isso, tenha o controle de tudo e sempre registre caso ele tenha adiado ou cancelado a ida na data agendada.
- Cuidado com procedimentos – se não tiver segurança, ou o conhecimento necessário, para a realização de um determinado serviço, não o faça! É melhor encaminhar o paciente para outro profissional do que colocar a sua reputação em risco.
- Prontuário – ter todo o histórico do paciente poderá te poupar de falsas alegações futuras. Por isso, nunca apague nada dos prontuários. Se tiver algum erro de escrita, apenas risque e anote o correto ao lado.
Tenha um seguro para você e a sua clínica
Mesmo tomando todas as precauções, o profissional ainda estará sujeito a ações
judiciais. Por isso, nessas horas, é importante contar também com um seguro de
responsabilidade civil especializado na área da saúde.
Além de te dar o suporte necessário em um eventual imprevisto, isso também irá
reduzir as despesas com processos, que costumam ter custos elevados isso te
trará mais segurança e tranquilidade.
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