As facetas de porcelana têm o poder mágico de tornar o sorriso mais bonito e branquinho, do jeito que a maioria das pessoas adora. Tanto isso é verdade que, nos últimos anos, a procura por facetas de porcelana cresceu exponencialmente. Em síntese, as pessoas estão cada vez mais buscando melhorar a estética de seu sorriso e, com isso, aumentar sua autoestima.

No entanto, erros na colocação de facetas de porcelana podem causar sérios problemas jurídicos para os profissionais que atuam nessa área.

Para compreender melhor os problemas jurídicos ocasionados por erros nas facetas de porcelana, continue a leitura.


Expectativa do cliente/paciente


Ao contratar o serviço de colocação de facetas de porcelana, o cliente/paciente cria uma expectativa em relação ao resultado. Basicamente, ele deseja que o resultado seja um belo sorriso, firme o suficiente para garantir que consiga desenvolver sua alimentação sem qualquer complicação.

Além disso, o cliente busca um resultado duradouro. Afinal, não é nada confortável estar em um lugar e a faceta cair. Sem dúvida alguma, essa é uma situação que pode gerar constrangimento no paciente ou cliente.

No entanto, nem sempre as coisas ocorrem conforme o esperado. Nesse caso, os profissionais responsáveis pela colocação das facetas podem enfrentar problemas jurídicos. A seguir, descubra quais são eles.


Danos morais


Certamente, a pessoa que se sentiu prejudicada por erro na colocação de facetas de porcelana poderá entrar com uma ação judicial exigindo danos morais, uma vez que tal procedimento pode haver, abalo psíquico, afetação de direitos de personalidade e ou mesmo insucesso no tratamento tendo em vista a obrigação de fim e não de meio, então cuidado com a expectativa do antes e depois, prática muito utilizada pelos cirurgiões-dentistas. 


Danos estéticos


Além dos danos morais, os responsáveis pela colocação errada das facetas de porcelana poderão responder na justiça por danos estéticos. Os danos estéticos podem ser caracterizados pela alteração da forma de origem da vítima, como a irreversibilidade do seu sorriso, já que neste tratamento os dentes precisam ser lixados não voltando ao seu estado anterior, o que pode comprometer a saúde bucal, sua estética e autoestima.


Danos materiais


Por sua vez, os danos materiais são os prejuízos financeiros que a vítima teve por conta de um erro de terceiro, no caso em tela, por conta do erro do responsável pela realização do procedimento estético.

A justiça pode determinar a devolução do dinheiro investido na realização do procedimento. Esse valor, vale dizer, somado aos danos morais e estéticos.


Pagamento de honorários advocatícios


Além dos danos destacados, a justiça também pode determinar que os responsáveis pelo procedimento estético paguem os honorários advocatícios da parte, no caso, da vítima.

Diante do exposto, não há dúvidas de que contar com um seguro de responsabilidade civil é a melhor opção para o profissional que deseja trabalhar de forma segura e tranquila, não sendo assim pego de surpresa por uma situação como a que destacamos.

Assim, caso você ainda não conte com um seguro de responsabilidade civil, contrate um e realize suas atividades profissionais de forma segura.

Quer saber mais sobre gestão de risco e a melhor  forma de se trabalhar tranquilo? Entre em contato conosco. Contamos com uma equipe de atendimento qualificada esperando para falar com você.


← Votar