Processos judiciais são sempre inconvenientes, não tem jeito. Porém, quando estes processos são direcionados para a vida profissional de uma pessoa, têm impactos ainda mais sentidos.


No que concerne à área da saúde, nos últimos anos houve um aumento expressivo de processos judiciais envolvendo profissionais como médicos e dentistas, por exemplo. De que forma estes processos influenciam na vida destes profissionais? Continue a leitura e entenda melhor acerca deste espinhoso assunto.


Como um processo judicial pode impactar na carreira de médicos e dentistas?


Existem variados tipos de processos para uma pessoa. Estes podem ser nas áreas cível ou criminal, ou mesmo na esfera ética e/ou administrativa. Processos de natureza ética ou administrativa podem resultar na cassação do direito de o profissional continuar realizando seu trabalho na medicina ou na odontologia, por exemplo.


O número cada vez mais crescente de casos de processos judiciais é bastante preocupante para a área da saúde. São dois lados da moeda, afinal é preciso pensar na preservação da vida humana, mas também proteger estes profissionais.


É fundamental esclarecer que um processo judicial não pressupõe culpa, afinal, precisa de uma investigação minuciosa para atestar se houve desvio de conduta ou algo similar antes de qualquer coisa.


Nesse sentido, caso não exista comprovação de que houve imprudência por parte do profissional médico ou dentista, ainda assim este sairá prejudicado após todo este imbróglio judicial.


A imagem deste profissional tende a ficar comprometida pelo resto da trajetória deste trabalhador. Médicos e dentistas lidam com vidas, logo, necessitam de bastante destreza e cuidado para assegurar a integridade física de seus pacientes.


Precisam investir, também, em equipamentos de ponta e um ambiente seguro e higiênico para seus pacientes. Qualquer descuido pode ser nocivo para a saúde dos pacientes.


São muitos os motivos pelos quais médicos e dentistas podem ser processados e nem todos configuram alguma fatalidade.


Até mesmo o mau uso da publicidade, por exemplo, pode ocasionar em processos. Afinal, a área da saúde possui especificidades no que concerne à publicidade destes profissionais e qualquer forma inadequada de divulgação do trabalho pode resultar em processo.


Portanto, é preciso atenção aos mínimos detalhes enquanto profissional da saúde, só assim é possível prevenir de equívocos e levar processos por trivialidades. Nesse sentido, um suporte profissional adequado é bastante vantajoso para estes trabalhadores.


A importância de uma gestão de riscos profissionais para profissionais da medicina e da odontologia


Conforme visto anteriormente, existem riscos que médicos e dentistas correm que podem ocasionar processos judiciais. Alguns mais graves, outros administrativos, mas ainda assim não é confortável para qualquer profissional ter problemas com a justiça.


Sendo assim, é essencial para os profissionais contarem com suporte especializado para tirar dúvidas e também para maior prevenção de riscos profissionais.


Tais profissionais possuem conhecimento aprofundado da legislação e são excelentes para orientar a vida profissional de médicos e dentistas, fazendo-os agir na forma da lei e sem correr riscos desnecessários. 



Conheça os nossos serviços



Quer saber mais sobre nossos serviços, agende uma reunião, teremos o prazer em atendê-lo. Nossos colaboradores podem esclarecer dúvidas pelo whatsapp, clique aqui e tire a sua.


← Votar