Não é segredo que os profissionais da medicina devem
prestar atenção para seguirem todas as regras impostas pelo Conselho Federal de
Medicina, o CFM. Inclusive, na área de publicidade. Com as redes sociais e
outras formas de fazer marketing e publicar detalhes sobre o trabalho, vários
dispositivos existem para regular esta questão.
Uma das formas encontradas pelos profissionais para tentar diminuir o peso das
regras e aumentar a margem e as possibilidades de publicações é chamar o perfil
de pessoal, em vez de profissional ou mesmo híbrido.
Antes de entrarmos mais detalhadamente no assunto, convidamos o leitor a
conhecer melhor nosso trabalho. Cassiano Oliveira Advogados é especialista em auxiliar os
profissionais da saúde e, assim, fazer com que seus trabalhos sejam feitos de
maneira segura.
Perfis pessoais não fazem parte das regras
Isso acontece porque, de fato, as regras do CFM não se aplicam aos perfis
pessoais. Porém, um detalhe que passa despercebido pelos profissionais é:
chamar o perfil de pessoal não é o que realmente o faz ser considerado algo
privado.
Conteúdo é o que importa
Na verdade, o que faz com que a página seja considerada profissional e,
portanto, se enquadre nas regras de publicidade do CFM, é o conteúdo postado
pelo profissional.
Se os seus posts são claramente referentes à sua atuação como médicos, mesmo
dizendo que o perfil é pessoal, é preciso seguir a ética destacada no código, e
a qual os médicos devem total lealdade.
Cuidados necessários
Seguindo nosso conteúdo, já que está claro como o tipo de conteúdo postado é o
que define a página ser profissional ou pessoal, é fundamental que os
profissionais da saúde assumam a responsabilidade e tenham muito cuidado com o
que é publicado.
Primeiro, conheçam detalhadamente as regras de publicidade e marketing médico,
de acordo com o que o CFM considera correto. Sabendo as regras, fica mais fácil
cumpri-las por completo, certo?
Além disso, antes de fazer qualquer post, mesmo que considere ser legal e de
acordo com os regulamentos, tome o cuidado de revisar e entender se, de fato,
não há problemas. Informações estão corretas? A ética está sendo respeitada?
Tudo isso precisa ser pensado antes de apertar o botão e lançar o conteúdo para
centenas, milhares de pessoas.
Médicos são formadores de opinião e fontes de informação
Portanto, o que podemos concluir deste conteúdo é a relevância de tomar cuidado
com os posts. Não busque furar as regras, tentando colocar como conotação
pessoal algo que está intimamente ligado ao profissional. Médicos são
respeitados e vistos como formadores de opiniões sobre saúde.
Qualquer post, mesmo em perfil "pessoal", impacta pessoas. Sendo
assim, cuidados são extremamente necessários.
Para concluir este conteúdo, pedimos mais uma vez que conheçam nosso trabalho. Quer segurança e tranquilidade para atuar na área de saúde? Saiba como podemos ajudar. Estamos à sua disposição para garantir que a função seja cumprida, cada vez mais, com qualidade e eficiência.
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