A contratação de uma consultoria jurídica preventiva é um passo essencial para qualquer tipo de negócio, especialmente na área da saúde. Dessa forma, médicos e dentistas que ignoram esse tipo de serviço podem acabar se encontrando em situações delicadas ou até mesmo em casos de alto risco.

Portanto, nesse artigo, você conhecerá os diversos benefícios que uma consultoria jurídica preventiva e especializada traz para o setor da saúde. Afinal, a melhor maneira de se proteger desses problemas é contratando uma assistência jurídica que tenha experiência na prevenção das demandas judiciais. Vem com a gente!


Acesso à informação jurídica qualificada


Na área da saúde, o médico ou dentista não precisa cometer um erro drástico para que um processo ocorra. A mínima insatisfação do paciente já é o suficiente para a medida ser tomada, e em várias ocasiões o problema nem sequer está ligado à atuação do profissional.

Desse modo, há uma série de medidas preventivas que podem auxiliar os profissionais de saúde a reduzirem o risco de processos ou denúncias éticas. Por isso, por meio do acompanhamento de uma consultoria especializada, o profissional será capaz de obter uma gestão jurídica mais precisa e efetiva.


Treinamento e orientação em ações preventivas


Como foi dito acima, é fundamental que o profissional da área da saúde tenha conhecimento sobre a Judicialização da Medicina, buscando estar sempre informado acerca dos problemas e soluções preventivas a fim de reduzir os seus riscos.

Sendo assim, uma boa maneira de atuar por meio da segurança jurídica é recebendo o suporte de uma consultoria especializada na prevenção de medidas judiciais, seja com treinamentos ou orientações, que auxiliarão o profissional a tomar as atitudes necessárias para evitar processos judiciais, assim como para uma boa conduta profissional.


Importância dos contratos, documentos e termos de consentimento


Além da necessidade dos treinamentos e orientações qualificadas, é essencial que o médico ou dentista tenha noção da importância do contrato, bem como do termo de consentimento e de toda a documentação que envolve a sua atuação com o paciente.

Portanto, esses documentos precisam estar organizados adequadamente e de forma que especifique a atuação do médico ou dentista, já que grande parte da documentação que circula pelo mercado não traz ao profissional todas as garantias necessárias, além de estar, em grande parte, desatualizada legalmente.


Conduta inicial realizada de forma adequada


Quando não há qualquer insatisfação vinda por parte de algum paciente, é crucial que o médico ou dentista conte com um acompanhamento adequado no caso, de modo que seja evitado erros, além da ocorrência de ações judiciais.


Combate imediato durante as emergências


Por meio de uma consultoria jurídica preventiva e especializada, o profissional de saúde certamente será capaz de evitar diversos processos jurídicos. Entretanto, mesmo no caso de erros profissionais, é necessário possuir a presença de um profissional qualificado e que seja capaz de orientar o médico ou o dentista.

Desse modo, o caso será conduzido adequadamente, de forma a evitar problemas que provavelmente ocorreriam sem a presença de uma consultoria especializada, além de construir um conteúdo probatório que favoreça o profissional em um futuro processo.

E então, gostou de saber mais sobre os benefícios de uma consultoria jurídica preventiva e especializada na área da saúde? Como foi visto, há inúmeras vantagens na contratação desse tipo de serviço. Portanto, caso você trabalhe na área da saúde e busca por uma assistência especializada, não deixe de nos contatar.

Aproveite também para fazer sua inscrição em nossos cursos e entender mais sobre o tema ou entre em contato conosco por algum dos canais de atendimento.  


← Votar