É indiscutível a responsabilidade que o
profissional de medicina e sua equipe têm em mãos. O cuidado com a vida humana
é um dos trabalhos mais essenciais para a sociedade e deve ser executado com
total competência e conhecimento. Entretanto, assim como em qualquer profissão
exercida pelo ser humano, existe a possibilidade de eventuais erros e falhas
profissionais.
De acordo com o Manual de Orientação Ética Disciplinar do Conselho Federal de
Medicina (CFM), o erro médico define-se por falha do profissional da medicina
e/ou por descuido da conduta técnica, resultando em más conclusões para o paciente.
É importante salientar que o Manual exclui as limitações da própria biologia
das doenças ou condições, como:
• Caso o médico tenha que realizar outras lesões para tratar de uma enfermidade
mais grave que acomete o paciente, ou;
• Nos casos em que resta somente a opção de intervir pela vida do paciente e
sua integridade física.
Confira abaixo quais são as principais medidas que o profissional de medicina
deve tomar, ao cometer um erro médico:
1 – Comunicar o erro
Antes de compreender o quadro clínico, o profissional deve compreender o
paciente. É de extrema importância que o médico construa uma relação de
confiança com o paciente e sua família, a partir de:
• Conversas sobre a rotina do paciente e suas inseguranças sobre a própria
saúde;
• Recomendações individuais sobre o uso de medicamentos e outros procedimentos
de segurança.
E, caso haja algum erro, o médico deve ser o maior interessado para comunicar o
ocorrido ao paciente. Apesar do medo, no primeiro momento, é essencial que a
comunicação continue constante apesar do erro cometido.
2 – Desculpar-se
Antes de quebrar a cabeça com os possíveis problemas que surgirão da gestão e
do jurídico, esteja alinhado com a humanidade e profissionalismo que a área
exige. Desculpar-se com o paciente e sua família, pode trazer um
pouco de alívio a situação difícil. O silêncio do profissional não é bem-vindo
neste momento, pois, o paciente deve saber que ainda pode contar com o médico
que o acompanha. Nada melhor para reforçar essa relação que um pedido sincero
de desculpas.
3 – Perdoar-se
Mais difícil que pedir desculpas pelo ocorrido, é perdoar-se como profissional
e cuidador de saúde. Estar ciente de que todos estão sujeitos a erros é um bom
começo para não desistir da área, e aumentar a cautela durante o ofício.
Afinal, um profissional bem esclarecido e consciente de seus atos é exatamente
o que a medicina busca.
4 – Evoluir
Para progredir efetivamente como profissional da saúde, é preciso aprender com
os erros cometidos. Alguns tópicos importantes a serem considerados para a
atuação profissional, são:
• Reconhecer cada vez mais a importância da segurança do paciente;
• Estudar formas de conduzir procedimentos de forma mais segura;
• Atualizar-se constantemente na área que desejou atuar;
• Estudar e entender seus direitos e obrigações.
O respeito entre as partes e a garantia de segurança são os pilares da relação
médico-paciente. Portanto, apesar de serem extremamente evitados, os erros
médicos podem acontecer e devem ser contornados o quanto antes pela equipe de
saúde.
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